Resenha do livro: A Cabala Draconiana

Qualquer um que já se pôs a estudar mais de um sistema mitológico – mesmo que por pura curiosidade – deve ter chegado a conclusão que existem pontos gerais em que as mitologias muito se assemelham. Tal tipo de linha de estudo até se tornou uma ciência, denominada Mitologia Comparada. A maioria dos estudiosos só se põe a fazer esse tipo de comparação para traçar perfis culturais, sociológicos e psicológicos dos povos que os criaram ou se guiaram por sistemas de mitos ou religiosos, nunca se debruçando profundamente sobre o conteúdo da mitologia em si. Diferentes pesquisadores geram diferentes abordagens e ângulos de estudos. Na Psicologia, por exemplo, Freud dizia que certos mitos expressam repressões e distorções comportamentais, principalmente os relacionados a figura da mãe e do pai, personas chave no desenvolvimento sexual e comportamental de todos os indivíduos. Como essas distorções se repetem com certa frequência, viram mitos, sendo o exemplo mais popularmente conhecido o Complexo de Édipo. A análise de Carl Jung de sistemas mitológicos é um pouco diferente – provavelmente pela educação religiosa dele, e derivado desse estudo surgiu a teoria dos Arquétipos do Inconsciente Coletivo. Imagens como a Mãe, o Pai, o Nascimento, a Morte, a Iniciação… seriam todas universais e culturalmente inatas, se manifestando pessoalmente através dos Complexos, onde os Arquétipos se misturam com interpretações pessoais.


O Dilúvio Universal com poucos sobreviventes, por exemplo, é recorrente em inúmeras mitologias, sendo o judaico-cristão apenas o mais conhecido no Ocidente. Babilônia, Nova Guiné, Astecas, Incas, Hindus, todos têm mitos diluvianos parecidos. São cerca de 120, aproximadamente. O mais antigo documentado, bem antes do bíblico, provavelmente é o mesopotâmico, extraído da Epopéia de Gilgamesh, que entre outras coisas, narra a jornada de Uta-na-Pistim na construção de um barco, que deve ser cheio de animais e sementes, garantindo a sobrevivência da humanidade. Quando Uta percebe que a chuva diminuiu, solta uma ave. Similar a uma história que você conhece? Com certeza! Mesmo com todo o tipo de evidência puramente cultural que me parece suficientemente forte para exigir uma investigação histórica, os mitos são tratados com desprezo pelos que se dizem racionais. Por volta da década de 1950, o Dr Immanuel Velikovsky propôs que talvez tenha havido um grande dilúvio, se baseando na intensa repetição de relatos similares por diversos povos. Mas certos grupos da comunidade científica rejeitaram veementemente essa hipótese, mesmo com Velikovsky dizendo que tal dilúvio poderia ter se originado de uma colisão meteórica ou algo assim – o que poderia ser considerado científico, de uma forma geral. Para os cientistas que rejeitaram a proposta de investigação dele, aceitar parte de um mito – mesmo que comprovado através de posteriores trâmites empíricos – significa aceitar todo um mito, e ninguém sabe que tipos de pensamentos poderiam se originar dessa concessão.

O que isso tem a ver com a Cabala do título do artigo? pode estar se perguntando você. Tudo! Assim como na Mitologia Comparada, a Cabala deve ser vista e estudada como um sistema filosófico, que contém diversas similaridades com outros, bem como interpretações particulares do Judaísmo, onde se originou sua corrente mais conhecida. A Cabala não é muito diferente do Sufismo islâmico ou do Gnosticismo cristão, e assim como eles, é amplamente rejeitada pelos seguidores do Judaísmo (ou do Islamismo ou Cristianismo) puro. Essas três correntes, por sua vez, se assemelham ao Yoga hinduísta, ao Lamaísmo, a alguns aspectos do Hermetismo e da Alquimia. Certos tipos de comparação podem se estender ao infinito, o que gera um quadro de sistemas de mitos/religiosos que me parece metaforicamente correto: todos esses sistemas podem ser diagramados como um círculo; mais para a borda dele existem os setores mais racionais e massificados, todos distantes e brigando entre si, a exemplo do Cristianismo e Islamismo tradicionais; e mais para o centro existem movimentos com uma relação maior com a parte espiritual da religião, e as similaridades entre eles são notáveis. Creio estar me fazendo entender, dizendo quando religião e esoterismo são puramente racionalizados, todo o tipo de conflito surge entre eles, mas quando ele procura o auto-conhecimento, todos esses movimentos se encontram. A Cabala não deve ser vista como algo isolado, único, a verdade, ou o melhor sistema esotérico e de auto-conhecimento. Ela é “unicamente” uma interpretação, um modelo… nem melhor nem pior que outros sistemas com aspectos similares.

E o mais interessante da abordagem do livro A Cabala Draconiana, de Adriano Camargo Monteiro, é justamente essa: ampliar o tema e coloca-lo num contexto maior. Tal visão deriva da formação em Religiões e Mitologias Comparadas do autor, o que certamente contribui muito positivamente para a temática do livro. O Draconiana do título diz respeito ao lado negro da Cabala, pouco explorado, rejeitado. A Cabala é uma filosofia, um sistema esotérica para se obter o auto-conhecimento, ou o conhecimento de Deus e o Universo – essencialmente interior. De uma geral, a Cabala é considerada sistema oculto mais completo da tradição ocidental, segundo Adriano, e se conecta com outros sistemas ocultos, como o Tarô e o próprio Hermetismo – daí surge a chamada Cabala Hermética, por exemplo.

De acordo com uma das versões de sua própria tradição, a Cabala surgiu de uma série de textos que Moisés recebeu de um Arcanjo. De uma forma empírica, é mais provável que o conhecimento cabalístico tenha sido absorvido por Moisés durante suas iniciações no Egito, o que explica muito do sincretismo cabalístico com elementos mitológicos egípcios. Neste estágio é importante citar uma diferenciação feita pelo autor. A Cabala Judaica enfatiza o estudo teórico e primariamente intelectual dos livros sagrados escritos pelos profetas judaicos – o Torá e o Talmude. É uma forma de conhecer melhor a vontade de Deus e o papel dos humanos no Universo. Entretanto, se afasta de qualquer praticidade, se firmando somente em teorias. Já a Cabala Hermética, nascida da união da Cabala Judaica com os estudos alquímicos e ritualísticos de Hermes Trimegisto – ou de seus seguidores, para ser mais claro – avança nas práticas espirituais, interiores. A Cabala Hermética absorveu influências de outros sistemas – o que é normal em sistemas mágicos, especialmente metasistemas como Magia do Caos – como a Astrologia, o Tarô e escritos de Psicologia, especialmente a Jungiana. O objetivo dela é o mesmo de outros sistemas de auto-conhecimento: limar os aspectos negativos da existência humana para elevar-lhe o caráter, e fazer seus seguidores entenderem o Universo de uma forma mais ampla.

Um dos maiores símbolos da Cabala é a Árvore, vista como uma dádiva divina, imagem visível da fertilidade. A Árvore da Vida é o símbolo máximo dessa representação. Dentro da Árvore da Vida existem as Sephiroth, que é o plural de Sephira, que são números e emanações. A disposição das Sephiroth dentro da Árvore da Vida são como um mapa representando o Caminho Cabalístico do Iniciado, ou de forma geral, o caminho da evolução humana e o despertar de poderes dela. Olhando de forma invertida, as Sephiroth representam o processo de criação do Universo e os poderes dele. Os 22 Caminhos da Árvore da Vida somados as 10 Sephiroth formam os 10 Caminhos da Sabedoria. Só para comparar, os 22 Caminhos são equivalentes aos 22 Arcanos maiores do Tarô.

Arte do mangá “Berserk”.

E é justamente na Árvore é que resiste a principal diferença entre a Cabala Hermética e a Qliphótica, ou Draconiana. A Árvore cabalística não seria a Árvore da Vida dentro do sistema Draconiano, mas sim a do Conhecimento do Bem e do Mal, que do outro lado conteria a degeneração do ser humano e do Universo, representando suas forças mais animalescas e seus comportamentos mais obscuros e instintivos. Numa linguagem fácil de se compreender para uma sociedade cristã, o lado sephirótico da árvore conteria os anjos e o lado qliphótico os demônios. O lado qliphótico da Árvore seria o Yin e o lado sephirótico o Yang. Os dois se complementam e não vivem sem o outro. Luz não existe sem trevas, e por esse motivo a abordagem Draconiana é mais completa na visão do autor. E para deixar o estudo sobre Cabala Draconiana ainda mais amplo, Adriano descreve os fatores mais importantes das Sephiroth e das Qliphoth correspondentes de cada uma. No estudo descrito no livro, o autor disseca as Sephiroth-Qliphoth nos seguintes aspectos: nome da Sephira/Qliphoth e sua localização na Árvore da Vida/Morte, nome divino dela, a consciência espiritual que a rege, o poder que controla e gera as formas astrais e as manifestações físicas dela, o corpo celeste correspondente, e os nomes dos deuses de diversos sistemas mitológicos relacionados com a Sephira.

Sem contar a capa que ilustra bem o tema, cuja arte foi criada pelo autor, estruturalmente, a obra se divide em um prefácio, uma apresentação do assunto, contendo uma breve descrição histórica da Cabala, bem como as diferenças entre as tradições dela e uma explicação sobre o fator draconiano presente na tradição estudada no título. Após essa introdução – sempre usando um método comparativo exemplar -, o autor então entra num estudo detalhado de cada uma das Sephiroth e de cada um dos 22 caminhos.

Obras influentes citadas pelo autor.

No aspecto teórico e mitológico, o livro é muitíssimo interessante, tanto para iniciantes – meu caso, meus conhecimentos esotéricos se limitam ao Gnosticismo, onde estive envolvido por um tempo, a Magia do Caos, bem como com um pouco de Yoga – quanto para já conhecedores, especulo Eu, dada a amplitude e as inúmera comparações feitas pelo autor. Entretanto, achei o livro um pouco tedioso por se fixar insistentemente apenas na teoria cabalística. Não me entenda mal, ele descreve correspondências práticas de forma sucinta, mas não se põe a escrever sobre pessoas ou grupos de pessoas que o fizeram, faltam exemplos para ilustrar tudo. Esse fator deixa o livro um pouco rarefeito e cansativo, embora interessante. Logicamente que reconheço que da forma que estou dizendo provavelmente o faria fugir um pouco do assunto da forma como ele quis aborda-lo. Para ilustrar melhor o que estou dizendo, o livro tem um estilo mais acadêmico, com uma linguagem típica de dissertações de mestrados, porém nunca deixa de ser acessível até para quem desconhece completamente a Cabala. Quando o livro diz, por exemplo, que “a arte do mundo é de baixo nível”, não seria mau citar alguns exemplos de artes assim. Tornaria a obra mais rica, com toda a certeza.

Mas isso não tira o brilhantismo do conhecimento passado pelo livro, dissecando um assunto que parece complexo a primeira vista, ainda mais com a quantidade de baboseiras por seguidores famosos da Cabala por aí, no estilo Glória Maria ou Márcia Goldschmidt. Recomendo a todos, seja materialistas, esotéricos, conhecedores da cabala, religiosos fundamentalistas… com certeza alguma identificação com os Caminhos Cabalísticos vocês vão achar!

Resenha: Voz do Além (editor do Nerds Somos Nozes)
Imagens: Crédito para os artistas e/ou divulgação.
Edição das imagens: Alonso Lizzard

Veja aqui onde achar esse livro pelo melhor preço

Artigos relacionados:

Resenha do livro: A revolução luciferiana (Editora Madras)
Macunaíma: O círculo do imaginário
A Magia Draconiana (texto traduzido da Dragon Rouge)
Resenha do livro: Os Grandes Filósofos (Editora Madras)
Rito da Caosfera

Sobre o sorteio:

Tanto para os que querem curtiram as referências acima, quanto para os que já leram e gostaram de algum texto sobre a Magia Draconiana (e/ ou Dragon Rouge), sem contar os que veneram as letras da banda Therion – sei que pode parecer óbvio para alguns, mas não custa nada citar que a banda é membro do Dragon Rouge e que quase a totalidade do trabalho deles é inspirado nessa filosofia – e também para os que pediram dicas de autores que exploram o assunto…. eis o sorteio que vocês pediram 😛 Sortearemos um exemplar novinho entre os que comentarem nesse artigo! É bastante tempo, mas comentem logo, ok? Aé, se você já leu, comente também 🙂

Data do sorteio: 24 de abril de 2011

Cole no seu comentário abaixo a seguinte frase (pode falar outras coisas também):

Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

Regras básicas:

  • O participante deve ser residente no Brasil.
  • O participante só precisa comentar uma vez com o nome completo e e-mail para contato. Os comentários do site são moderados, portanto podem demorar algumas horas para aparecerem aqui.
  • Atribuirei um número sequencial (1 -> 100…) para a cada comentário. O sorteio será realizado pelo random.com e tentarei fazer um vídeo ou print do número ganhador.
  • Os colaboradores do site não podem participar dessa promoção.
  • O participante será comunicado por e-mail se for sorteado. Caso não haja resposta com endereço completo em até 3 dias, faremos um novo sorteio. Por isso pedimos que o participante deixe também um endereço de twitter para contato mais rápido (caso tenha).
  • Se o participante tiver twitter, deverá divulgar a promoção com a seguinte frase:
Sorteio entre os comentários desse link de 1 exemplar do livro A Cabala Draconiana da @MadrasEd http://bit.ly/dMzogZ

Boa sorte 🙂

Resultado do sorteio feito dia 24 do 04 às 6:59 PM

Parabéns ao André P. Ribola .’.

Entraremos em contato por e-mail 😉 Caso o ganhador não responda em 3 dias sortearemos novamente.

232 comentários em “Resenha do livro: A Cabala Draconiana

  1. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    • Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

      Porque eu quero ler o LIVRO ‘A Cabala Draconiana para desvendar os misterios das Sephiroth e das Qliphoth! ‘

      E conhecer melhor o Dragão Vermelho…e filosofar com ele, e conhecer melhor meu “EU”.
      @nicinhadeodora

  2. Estou correndo o risco de não ser sorteada por ser uma das primeiras (sempre acho que os primeiros números não são sorteados haahaha). Mas vamos lá:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Eu gostei da resenha. Parabéns Voz do Além!
    Eu na verdade não sei muita coisa sobre a Cabala (só sabia que tinha relação com os 22 arcanos do Tarô e que inspirava o Therion). Mas pelo pouco que li aqui nessa resenha, achei bem interessante.
    Se por acaso eu não ganhar o livro, talvez eu compre para conhecer mais ainda 🙂

    • Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

      Muito interessante a abordagem do livro, sobretudo porque o autor fundamenta-se em um método comparativo, encontrando as convergências entre diferentes tradições iniciáticas. Trata-se, ao que parece, de encontrar a universalidade abstraida da semelhança na diferença, desvelando nesse processo o sentido da assim chamada ‘Cabala Draconiana’. Quero muito ler esse livro!

  3. melissa oliveira disse:

    tenho verdadeira loucura por mitologia e as historias de cada religião, sempre comento que cada uma é simplismente igual as outras, cada uma com suas perspectivas. no fim o deus é praticamente o mesmo, (as pessoas não gostam da minha opinião) kk.

    twitter @melwitch1

  4. Israel Francisco disse:

    Adriano Camargo Monteiro é um gênio brasileiro, seu conhecimento pode ser comparado aos mais famosos autores da literatura filosófica-ocultista mundial.

    ótimo artigo!
    excelente resenha!

  5. Anderson Moreira disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Parabéns pelo post!

  6. Magno Emanuel disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  7. André Bassi disse:

    Pra começar, minha “inscrição” no sorteio:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Continuando…

    Já faz um certo tempo que eu tenho desenvolvido interesse em estudar o LHP, e neste caminho difícil de se trilhar sozinho, uma das pessoas que mais pode me ajudar sempre respondendo perguntas (nem sempre feitas por mim, mas por pessoas cujas dúvidas eu compartilho) foi o Adriano Camargo (na maior parte das vezes, via Projeto Mayhem).

    É legal ver um autor do gabarito dele recebendo o destaque que merece.

    E mais: ler esta resenha me deu mais vontade ainda de ler este livro, espero ganhar ele, hehe

  8. Filipe Thewes disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Sem dúvida, qualquer livro do tio Adriano Camargo Monteiro é essencial para qualquer estudante de ocultismo, não só pelo grande conhecimento do autor, mas principalmente pela forma como ele escreve, de maneira fácil e organizada, simples, mas sem perder o conteúdo.

  9. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Parabéns pela resenha ..

  10. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Como sempre o iCult sempre nos oferencendo ótimas resenhas \o/
    Parabéns @vozdoalem

  11. Natasha disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  12. Mors Real disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Mais um dos digníssimos trabalhos do Ilustre Adriano!Eu tenho sistemagia e vale cada centavo porque é um conhecimento compilado por um magista brasileiro que só nos engrandece o nacionalismo.

  13. Francisco Mendonça Jr. disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Fiquei bem interessado no livro, pois pesquiso história da magia medievo-renascentista, e não conhecia essa possibilidade da Cabala.

  14. Wagner Fernandes disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  15. Paulo disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth

    Muito legal o post

  16. Eveline Falcão disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  17. Rodrigo Alexandre Costa disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Boa sorte!

  18. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  19. Márcia disse:

    Ola…

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Estou estudando o assunto e ganhar o livro será um ótimo presente!

  20. Porra, mas é claro que eu vou participar!!! Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Admiro muito a proposta da Editora Madras de publicar, sempre, edições elementares ao estudo do ocultismo aqui no Brasil, uma vez que boa parte das traduções para o português não são muito bem feitas – isso quando existe uma tradução.

    Acredito que a Cabala – como outras “religiões” anteriores mesmo ao próprio termo “religião, como o paganismo, o Hinduísmo e o Zoroastrismo – possa figurar como uma das primeiras filosofias ou, melhor dizendo, estudos metafísicos da humanidade, e conhecê-la mais a fundo permite um entendimento não só das religiões que conhecemos atualmente, mas também de boa parte da produção musical e literária clássica, devido ao grande número de referências diretas ou indiretas; como sou estudante de Letras, considero este livro um material valiosíssimo e adoraria ganhar um exemplar!!!

  21. Simone Noctem disse:

    Gostaria de dizer que A Cabala Draconiana não é um livro de cabala convencional. Tem inestimável valor para quem é praticante/estudante de magia. O livro revela origens históricas mais remotas da Cabala do que as que conhecemos. Já li outros livros sobre Cabala (do Eliphas Lévi, da Dion Fortune, entre outros) e posso dizer que este tem o diferencial da abordagem da Qliphot – conhecida como a Árvore da Morte. As obras convencionais costumam abordar somente estudos relacionados à Arvore da Vida (Sephiroth). O Adriano rompeu com os tabús e fez um elaborado e respeitoso trabalho. Tenho e recomendo.

  22. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das
    Sephiroth e das Qliphoth!

    Vamo que vamo, é uma obra fantástica!

    @andsmaia!

    valeeu!

  23. Deze disse:

    Já falei pelo twitter mas vou deixar aqui também

    Tem selinho pra voc~es no meu blog

    http://culturefreake.blogspot.com/2011/03/selinhos-e-meme-literario.html

    beijos

  24. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  25. André Luis Fauth Junior disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  26. Pablo Cussa disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Afinal, conhecimento é poder.

  27. Daniel de Araújo Castro disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Amo a banda Therion e me interesso muito pelo assunto!

  28. Antonio Lima disse:

    Achei muito interessante a resenha e gostaria de ganhar o exemplar^^

    “Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth! “

  29. Dilobo disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Valeu…

  30. Carlos disse:

    Muito boa a resenha! Valeu. Knowledge is power!

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Abraço.

  31. O Post está ótimo, o Irmão Adriano é exemplar e seu blog é absurdamente lindo! Parabéns pela diagramação, jogo de cores e disposições… O que mais gostei de ver foram os posts sobre Battlestar Galactica.
    Obrigado!

  32. Vandinha disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  33. Luiz Filipi disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  34. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Gente, sou apaixonada por esse tipo de histórias. Lendas inspiradas em deuses e religiões são o máximo. Inspiram trabalhos lindos até os dias de hoje.
    (ainda acho que eles tiveram influencia alienígena).

  35. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Acho bem interessante a abordagem do Adriano, é um autor que vale a pena conhecer melhor.

  36. "L" disse:

    Parabéns pelo texto. Apesar de eu não curtir muito o tal “lado negro” da Kabbalah, eu não vou deixar de querer aprender sobre ele por puro PRÉ-conceito…
    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  37. Já adquiri o livro A Revolução Luciferiana o qual realmente foi e é muito útil para minha própria evolução acredito que este é também de muita importância para que eu possa não somente agregar ao Conhecimento já obtido em minha Jornada como também aprender muito mais sobre o Universo e a Via Draconiana, claro que nenhum livro é capaz de ensinar nada se quem o lê não houver ainda Despertado mas cada livro de tal importância que lemos é capaz de Despertar cada vez mais o nosso verdadeiro Eu e de nos fazer conhecer quem somos e o que somos.

    Lógico que quero ganhar este livro mas seja quem ganhar estará com um valioso material místico em mãos que sem dúvidas será capaz de abrir mais portais da sua Consciência para mostrar o Mundo Real.

  38. Wellington Phremach disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  39. Fábio disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    A resenha me deixou muito curioso com o conteúdo do livro, parece ser uma obra muito interessante.

  40. Edson Biondo Júnior disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  41. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    A resenha está muito boa. Sempre me interessei por assuntos místicos e mitológicos e esotéricos e religiosos em geral, mesmo não tendo muita crença. Mas acho importante ter esse tipo conhecimento, pois é muito do nosso mundo é foi e é moldado por quem acredita e/ou tem conhecimentos sobre este assunto. Além disso conhecimento nunca é demais

  42. Gustavo Henrique Cunha Macedo disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  43. Christian Gabriel Bernini disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  44. Affë disse:

    Voz do Além sempre escrevendo ótimas resenhas!
    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  45. Marco Túlio Pacheco Coelho disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Ótima resenha!!

  46. Andre Luis Hoffman disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Gostei muito da resenha, a partir dela já dei uma “zapiada” pela net pra entender um pouco mais.

  47. Muricy disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  48. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Leio tudo ,mas só absorvo para mim o que realmente acredito! Vamos ver então….

  49. Erick de Almeida Leoni disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  50. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  51. Evelyn disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  52. Kevin Kelevra disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Muito boa aresenha,Voz. O livro me pareçe bsatante intrigante tbm
    quero ler ele ; )

  53. edujanu disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  54. James Miranda disse:

    Não custa tentar:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Só estou fazendo o comentário, pq gostei bastante da resenha!

    Twitter: @Doctor_Brown

  55. katia disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para poder aprender com ela. achei muito interessante o assunto.

  56. Deilson disse:

    ae FiliPêra, resenho muito doida, da vontade de devora a historia.

  57. Luiz Fernando Alvarez disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  58. Decio C G disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  59. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  60. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  61. Anderson disse:

    Saudações 93!

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  62. Davi disse:

    Excelente post !

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  63. Cleiton Santana disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  64. clovis disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    otimo post!!

  65. Iury BAS disse:

    Conheci a cabala após assistir um doc de Alan Moore. Mais especificamente, o documentário ‘’The Mindscape of Alan Moore’’, o qual recomendo a todos. Pesquisei e, pelo que pude ver, é um assunto bastante extenso e complexo, assim como qualquer religião ou filosofia espiritual, porem, muito interessante. Claro que, desde então, sempre que vejo algo relacionado ao assunto procuro ler e entender um pouco mais. Até mesmo estou lendo Phomethea (de tanto ouvir tu falar, meu chapa Voz do Além, comecei a ler), para, quem sabe, entender um pouco do assunto de uma forma bem legal.

    Ótima resenha. Tu escreve muito bem, é sempre bom ler seus textos!

    E, claro: Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  66. Bruno Mais disse:

    O autor, corajosamente , nos dá o privilégio de usufluir de um conhecimento valiosíssimo em nossas jornadas .
    Essa resenha também está de parabéns !

    “Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth! ”

    [ ]’s

  67. jakeline Santana disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Gostei da resenha,
    O livro parece muito interessante…
    e eu quero ele!

  68. Ozimar Jr disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    @ozimarjr

  69. icultgen disse:

    Gostei de ver o pessoal participando 😀
    Lembrando que também temos outro sorteio aqui no blog do livro do Neil Gaiman, o Coisas Frágeis 2 e vocês podem participar até dia 10 de abril, para os que curtirem, claro 🙂

    Link:
    http://bit.ly/ghUuzj

    Abração ae pra todos, boa sorte e continuem comentando ok? 😛

  70. Randell Tiego disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  71. Ricardo Jose do Couto Ferreira disse:

    Opa, me interesso muito. Gostei demais da abordagem, me interesso por mitologia e estou sempre em busca de informação, independente de acreditar ou não. Fazer como disse bilu: busque conhecimento! 😛

  72. Fabiane Abe disse:

    Amei a resenha! 🙂
    quero muito ler..
    Fabiane Abe

  73. Renan Sobroza disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Excelente trabalho!

  74. Ricardo Oliveira disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Abraços fraternos.

  75. caio Leiz disse:

    muito bom a resenha
    Quero ganhar um exemplar do livro
    O livro é muito interessante
    twitter: @caioleiz

  76. Rafael Ferreira disse:

    Eu definitivamente
    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Sorte!!!

  77. Lucas Duque disse:

    Muito bem feita sua resenha!
    Parabéns!
    Estou curioso quanto aos símbolos.

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  78. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  79. Trabalhar com as Qliphots é tão pesado! Mas é um trabalho necessário para quem quer se iluminar e seguir adiante em seu trajeto em direção à luz e a iluminação.
    Eu gostaria de conhecer as várias formas de lidar com esta escuridão que habita dentro de todas as pessoas.

  80. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  81. Luiz rodrigues da silva filho disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    sensacional resenha!!! parabens

    @profluizinho

  82. Lucas Felinto Nobre Pereira disse:

    Muito Interessante isso. Estou animado.

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Abraços a todos

  83. São raros os Bruxos que se dedicam ao estudo da Cabala. Eu sou um deles. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  84. Lucas Barbosa disse:

    Excelente review!

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  85. Tiago Simão disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Resenha muito boa e todo estudo dito “ocultista” sério é bem vindo.

  86. Vinicius Lira disse:

    Já estudo Cabala faz algum tempo. O livro ta bem baratinho, se não der sorte aqui acho que vou comprar lá =)

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  87. Gil Branco disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth! tenho muito interesse em todo tipo de cultura ligada à mitologia, seja de que tipo for, até porque sou praticante da magia em linhas um pouco diferente das comuns e todo mito serve para propor um objetivo, este sempre ligado à espiritualidade.

  88. Pedro Gustavo Silva Ribeiro disse:

    Quero ganhar o livro!!!

  89. Esse livro me pareceu MUITO BOMMMM! Quero lê-lo o quanto ANTES!

    Ah! E antes que eu me esqueça:

    “Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!”

    (Rssss…)

  90. Joao disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  91. janice disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  92. osmar disse:

    Bem, o conteúdo desse livro me deixou muito curioso; o “desvendar” é algo bastante relativo para cada pessoa, e está diretamente ligado ao nível de evolução de cada um de nós. Espero que o mesmo me auxilie ainda mais na somatória de meus conhecimentos pessoais – que nada mais, nada menos, representam o meu “pedigrée” cósmico. 1 grande abraço, fique na energia divina,

    the Osmar

    • icultgen disse:

      Oi,
      Agradecemos o comentário, mas lembro que para participar deve comentar a frase que colocamos no artigo. 😉

      • osmar disse:

        Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

        Bem, o conteúdo desse livro me deixou muito curioso; o “desvendar” é algo bastante relativo para cada pessoa, e está diretamente ligado ao nível de evolução de cada um de nós. Espero que o mesmo me auxilie ainda mais na somatória de meus conhecimentos pessoais – que nada mais, nada menos, representam o meu “pedigrée” cósmico. 1 grande abraço, fique na energia divina,

        the Osmar

        (creio que agora está correto, ok? Muito obrigado!)

  93. Lucas Gomes disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  94. Carolina Godinho disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  95. Adelino Lourenço Neto disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Paz Profunda a todos!

  96. Waliane C. Mendes disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    O assunto ao qual trata o livro é extremamente interessante.
    Estudar esse tipo de coisa é meu passa-tempo.
    Estou anciosa pra abrir o livro e começar a ler.

  97. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  98. Tchelo disse:

    Eu concerteza vou Ganhar esse livro, Obrigado.

  99. Lúcio disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Esse é um livro que eu tenho grande vontade de ler. Entender sobre as nossas virtudes é o primeiro passo na busca pelo autoconhecimento, mas a consciência sobre os nossos defeitos e o combate que devemos empenhar para dominar a nossa sombra é fundamental para que sejamos completos: luz e sombra, vida e morte.

    A data do sorteio é próxima ao dia do meu aniversário, quem sabe eu não ganho esse livro de presente…
    Até+

  100. Suzan Cristian disse:

    Nossa que interessante esse livro deve ser ja fkei super Curiosa pra desvendar e conhecer mais desses mistérios místicos… psicológicos… religião… !!! Mto inteligente Parabens…

  101. Guilherme Nakao disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  102. Ricardo Costa disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Boa sorte à todos!

  103. Mario disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Therion rules!! To mega therion!

  104. Fabio disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  105. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    O lado negro pode ser perigoso….mas é mais atrativo.

  106. Vinicius S. C. disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  107. metatron disse:

    conheço a verdade gostaria de amplia-la quero este livro é o caminho percorrido por uma especie que apesar das dificuldades das formas de armadura biologica está evoluindo e encontra-se no topo.

  108. reginaldo giassi disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  109. Rodrigo Menon disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  110. marcel disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    saudações a todos,eu amo a banda therion e gostaria de fazer parte da dragon rouge concerteza, pois a evolução é a razão me interessa muito todos livros sobre magik.obrigado

  111. Richard disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  112. Jacques Menezes disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  113. Alex Maia da Silva disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Apesar de não ter conhecimento de estudos sobre ocultismo, ou filosofias religiosas pagãs, é um assunto que tenho bastante vontade de ter conhecimento. Desde que não me encontrei mais com o mundo religioso cristão – colocado pela sociedade -, que me parecia vago e imcapaz de responder a todas as perguntas sobre o universo, procurei a via dos estudos das ciências ocultas, mas na verdade nunca parti de fato, pois algumas coisas sempre me empataram, como a dificuldades de encontrar obras que tratassem do assunto. O que fazia era pesquisar na internet, e foi assim que conheci o site spectrum, muito bom a meu ver. Também era difícil comprar livros.
    Os estudos cabalisticos me parecem muito interessante, e uma iniciativa.
    A resenha apresentou muito bem o assunto.

    Parabéns ! Continuem sempre assim !

  114. Felipe Augusto disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  115. wagner vasconcelos disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    porque ja conheço o trabalho do Adriano e reconheço nele um dos grandes estudiosos cdo coaminho da mao esquerda na america latina!!!

  116. Larissa de Melo disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Não sei quase nada sobre Cabala, quero muito conhecer mais.

  117. Eduardo Schmitt de Araujo disse:

    A resenha nos dá idéia do bom conteúdo do livro, fora que se percebe claramente, como foi dito, as influências nas letras da Therion.

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  118. Israel Francisco disse:

    Adriano Camargo Monteiro é um gênio brasileiro, seu conhecimento pode ser comparado aos mais famosos autores da literatura filosófica-ocultista mundial.

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    • SAMMAEL LUZ disse:

      PARABÉNS VC SÓ CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO OCULTISMO , ESTE LIVRO IRÁ ESCLARECER MUITAS DÚVIDAS QUE ALGUMAS PESSOAS TEM , NOTA 10 .:.
      QUE VC CONTINUE TENDO CADA VEZ MAIS LUZ PARA ESCREVER MAIS SOBRE ESTES ASSUNTOS , Adriano Camargo Monteiro vc merece o sucesso.

  119. Lia Grando disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  120. Aurilio disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth! \o/

  121. Luzia Elena disse:

    Adoro ler, adoro mitologia, adoro leitura de forma geral..por isso quero ganhar este exemplar que deve ser super interessante da Cabala Draconiana.

    • icultgen disse:

      Oi, para participar, vale lembrar que deve ser comentado a frase que está no post como está escrito nas regras. 😉 Lembrando não só para ti, como para o restante do pessoal.

  122. André P. Ribola .'. disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  123. Jean Viegal disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    O Adriano Camargo é otimo escritor, ja li alguns textos dele muito bom.

  124. Sergio Murilo disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Quero ganhar simplesmente pela conexao divina que me fez chegar a ler essa resenha. Simplesmente Grato. Fantastico.

  125. Klaus Wagner Laurett Véras disse:

    Saudações “Senhor blogueiro”

    Eu li a resenha deste livro e achei interessante a abordagem que voces falam da cabala dentro dele como a arvore do bem e do mal se for de meu merecimento adoraria abrir esta “caixa de pandora” e me adentrar nestes misterios.

    Atenciosamente Klaus Wagner

  126. Luciano Miranda disse:

    Um livro interessante, onde é feito um estudo que nos ajuda a abrir nossas mentes.
    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  127. Crimson Ash disse:

    Isso me lembrou um pouco, embora de maneira diferente, os estudos do Joseph Campbell, por exemplo na série “As Máscaras de Deus”… E bem, um livro abordando as Qliphoth sempre é bem vindo, falta abordagens dessa parte da Cabala, a meu ver…

    E ah, ia me esquecendo! Também “Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!”

  128. Carlos Eduardo T. disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  129. REGINALDONUNES disse:

    EU QUERO GANHAR UM EXEMPLAR DO LIVRO : A CABALA DRACONIANA PARA DESVENDAR OS MISTERIOS DAS SEPHIROT E DAS QLIPHOTH !

    ALGUEM DISSE NO INICIO QUE NÃO GANHARIA POR SER UMA DAS PRIMEIRAS , LEMBREMO-NOS SEMPRE QUE AS COBRAS PICAM QUALQUER UM DOS QUE A PISAM.

  130. Paula Calixto disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Só tenho a dizer: Sou grata!!

  131. Pascoal Gomes disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro:

    Sabe-se que a Cabala faz parte dos iniciados da religião Católica e afins, não é só pagã.
    Ela envolve todas as pseudo-ciências. Ninguém faz nada sem a Cabala

  132. Adir Kuhn disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  133. Andreia Carla disse:

    Olá!Sou novata nestes assuntos e por este motivo acredito ter chegado nesta promoção em tempo de ganhar…Estou sempre pesquizando varios assuntos que vem me despertando e um deles me encontrei aqui

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    grata

  134. jose aparecido ramos disse:

    achei otima ideia so assim vou conhecer melhor a cabala e ter mais conhecimento .

  135. Daniel Ferreira disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  136. jose aparecido ramos disse:

    gostaria muito de aprender um pouco de cabala e aprender um pouco mais na vida pois desta vida so levamos o que aprendemos.

  137. SARAH SAMPAIO IZABEL disse:

    – Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth! –

    Gostei da resenha, parabéns.
    Na minha busca pelo conhecimento cada oportunidade é bem vinda.

    gratidão

  138. Ezio José da Rocha disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Sou estudante/buscador de conhecimentos cabalísticos. Este livre me será muito útil.

  139. cesar disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  140. Edelcio Luiz de Oliveira disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Estou apreciando a Cabala e gostaria muito de ganhar esse livro para mais uma ferramenta nos meus estudos Obrigados

  141. Paulo Eugênio dos Santos disse:

    Tudo Sei, que nada sei!

  142. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth! (YN)

  143. ricardo ribeiro martins de souza disse:

    Gostaria muito de ganhar este livro,me interesso muito pela Cabala.A resenha é interessante,no estudo da Cabala um nome importante é o Eliphas Levi,o Papus e agora um autor brasileiro está trazendo assuntos que até entao nao eram mencionados,o lado escuro da Arvore da Vida ,interessante que esta arvore do sistema draconiano é a Arvore do Bem e do Mau e a da Cabala judaica ,a arvore da vida,nao sabia desta implicaçao,muito interessante.sds.ricardo

  144. Odir Fontoura disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  145. Bruno Grenge disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Realmente muito interessante!

    Pelo visto é um daqueles livros que não pode faltar em nossa biblioteca pessoal.

    Abraços!

    Bruno Antunes Grenge

  146. Valéria Chagas disse:

    Achei a resenha do livro muito especial,adoraria sorver esse tão grandioso ensinamento,desbravar a cabalah.
    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  147. Leon Lima disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    O livro parece ser muito bom…
    Boa sorte a todos…

  148. Halley Mendes Cunha disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  149. MARCO AURELIO L. DINIZ disse:

    Não somente é um tema interessante mistico e instigante, como é uma otima leitura para aqueles que buscam a verdadeira essencia, o misticismo e a iluminaçao.
    Abordagem de temas que ate hoje conhecidos somente por poucos.
    Acima de tudo um grande ensinamento.

    Parabens Adriano, sou teu fã, teus livros sao facinantes

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  150. Edson disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  151. Luiz Teixeira disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  152. Wally disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro A Cabala Draconiana. Prometo estudá-la até acabá-la e até minha massa craniana ficar Draconiana.

  153. Paulo Mathias disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    E quero ganhar o livro porque pelo que li aqui me parece ser um livro extremamente enriquecedor. Claro, se não ganhar serei obrigado a comprar um exemplar para mim…

  154. Carlos Eduardo Martins de Oliveira disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  155. Vanessa Xavier disse:

    A resenha me prendeu de início ao comparar com o estudo do conteúdo da mitologia em si. Sempre fui fascinada por esse aspecto passar muitas vezes desapercebida talves pelo fato mesmo de que aceitar parte de um mito significa aceitar todo um mito, conforme foi descrito de forme tão clara.
    Quando me perguntam sobre o que acredito, digo que tenho uma filosofia de vida: Sigo uma filosofia de vida em que busco o aprimoramento pessoal, um encontro com meu eu e nessa resenha foi colocado um pouco disso. Dessa busca por um entendimento mais amplo. Por isso digo:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Preciso Ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  156. Andreia Carla disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  157. Marileda Gonçalves disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  158. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    E esse lado da força me chamando cada vez mais..vamos ver o quanto me querem!

  159. Paulo Pereira disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Já realizo estudos da cabala há meses, mas a cada vez que leio algo (mesmo algo que já li antes) parece tudo novo !!!

    Torço muito pra ganhar !!!

  160. Douglas ASL Ferreira disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  161. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    E esse lado da força me chamando cada vez mais..vamos ver o quanto me querem!
    matheusdenoronha@gmail.com

  162. Marcos Jose A.C disse:

    Gostaria de ganhar um Exemplar do belo livro A Cabala Draconiana, como estudante de Tarot seria de muita valia ser agraciado por esses profundos ensinamentos iniciáticos.
    Grato

  163. Varlei disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Excelente autor, tenho um livro dele Sistemagia o qual estou lendo e gostando muito!

    Paz Profunda!

  164. Aislan Machado disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  165. Willian Carlo Silva disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  166. Beth Rinzetti disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Estudo esoterismo há alguns anos e gostaria de saber mais a respeito da Cabala.

  167. Maria da Graça Mac-Ginity disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das sephiroth e das qliphoth!

  168. L[Ain] disse:

    Olá!

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    twitter: @lain_412

  169. Rafael Cruz disse:

    O Adriano é o cara! O “Sistemagia” dele é incrivelmente sensacional.

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Abraços.

  170. Eduardo Langer disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  171. Thyago Ribeiro disse:

    Muito interessante o assunto tratado no livro e outra, pra quem gosta, esse é um dos raros achados em nossa língua. louco pra ler mais sobre esse fator draconiano implícito desde o título…rs

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  172. Tiago Ribeiro disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    E quem não quer ganhar? =D

  173. Gustavo disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    =)

  174. Adriana Motta disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Após essa resenha, como não se interessar por algo que instiga a curiosidade, bem como nos desafia a conhecer mais…

  175. Célia Ribeiro Sparremberger disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro a cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephroth e das Qliphoth.

  176. Aoi Kuwan disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  177. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Estou gostando muito do poucos livros e textos que tenho sobre magia draconiana; amo filosofia/teologia/mitologia/magia comparada; meu próximo livro de cabeceira será “Síntese da Doutrina Secreta” de Madame Blavatsky, que é filosofia/teologia comparada, a Doutrina Secreta e Véu de Isis já estão também reservados após a introdução da Síntese. Quem sabe dou uma sorte danada, ganho o Cabala Draconiana. Seria uma boa forma de aprimorar meus conhecimentos.

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  178. Eduardo Henrique Smaniotto disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  179. Emanuel Pavoni (IAIDA BAPHOMETO 6667) disse:

    O livro trata de um assunto muito pouco explorado, inclusive pelos praticantes da cabala. Sem dúvida é uma ótima sugestão para que a Obra seja coroada com perfeição (pois aquilo que é incompleto, não pe perfeito)
    Parabéns pela resenha…

  180. Marcio disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  181. Fernando disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Ótimo post!
    Estou estudando cabala, mitologia e magia. Este livro será muito útil para meus estudos.

  182. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  183. Carlos Eduardo Carvalho disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  184. Patricia Lucio Cabral disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!
    Estou encantada com tudo que recebo de vcs.
    Tem sido de grande proveito pra mim, receber essas informações.

  185. Bancilon disse:

    eu gostei da proposta do livro, me parece ter uma temática interessante, gostaria de lê-lo para realmente atestar o aspecto academico e veridico do livro, percebi que ele se atem a alguns clichês, mas gostei demais da temática, acho que o altor parece ser uma pessoa capacitada para falar sobre esse ascpeto cabalístico e suas relaçoes com outros sistemas mitológicos, sempre apoiei estudos comparativos de sistemas de magia e mitologia, acho que existe sempre uma relação conguruente entre maior parte dos sistemas, inclusive relações com o cristianismo e outras denominaçoes religiosas como é o caso dos aspectos egípcios incluídos no mito do nascimento da criança da promessa, que também pode ser encontrado dentro de outras mitologias como a grega no nascimento de dionísio e a relação proximal com o nascimento de cristo e de Horus, e as relaçoes mitologicas estudadas pelo autor muito me interessam, gostaria muito de ganhar um exemplar desse livro para atentar mais para estudos cabalisticos e de cunho Hebraico.

  186. João Carlos disse:

    Show de bola, dei uma folheada nele em uma viagem para São Paulo. Fiquei tentado a comprar, mas tinha compromissos no mesmo dia e a fila no caixa estava grande. Quem sabe agora não é minha chance? Creio que sim.

  187. yuri disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  188. Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  189. Ricardo Skubs disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Já ganhei, grato!

  190. Carlos Luiz Soares disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana – Como estudante de Cabala ver e aprender sobre a mesma sobre diversos lumes é o meu objetivo

  191. João Vitor Milanezi disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  192. Hellblazer disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  193. Cristina Ribeiro disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  194. Cris disse:

    “Alan kazin Alan Kasã”
    Que venha para as minhas mãozinhas esta maravilhosa obra prima, fonte da mais alta sabedoria!
    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  195. Flavio Carvalho disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  196. Gizelda Rovere Santos disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!, A-d-o-r-e-i!! desejo muito.

  197. Artemis Hécate disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  198. Amiga da Alma disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  199. Arthur Nox disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    E boa sorte, de preferência pra mim! dUSHuhsADasd

  200. Ricardo Oliveira disse:

    [editado pela moderação]

    Estou reenviando a mensagem devido a falta do meu comentário pessoal. Peço sinceras desculpas a todos os atuais e Dragões futuros. Minha opinião é que estou pasmo com tantos interessados no assunto. Vamo lá rapaziada. Rumo a um amanhã sem medo e sem máscaras. Camargo, como tu sabes sou teu fã. Muito obrigado por mais uma pérola do ocultismo universal.

    • icultgen disse:

      Editamos somente a frase do sorteio para não confundir aqui, já que você já tinha participado com a frase antes. A não ser que queira que o segundo esteja valendo. Obrigado pelo comentário.

  201. Aline Mota Maciel disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Gosto muito de estudar os mistérios da vida !!

  202. Heron Silva disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  203. Gabriel de Souza disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  204. Leandro Paixão disse:

    Poxa muito interessante, gostaria de ser o felizardo!!!!! um abrazz

  205. Jansen Barbosa disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  206. Amilton disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  207. Ana disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  208. Rondnelly Nunes disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  209. ANDRE LUIZ TEIXEIRA DA SILVA disse:

    EU ME SETIRIA GRATO POR GANHAR ESSE LIVRO, POIS EU SOU UM INICIANTE EM ESTUDOS SOBRE A CABALA DRACOMANICA E SERIA MUITO GRATO EM ADQUIRIR ESSE EXEMPLAR.
    AGRADEÇO AO ADRIANO E Á ICULTGEN POR ESSA OPOTUNIDADE.

  210. Rodrigo L. Tonin disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

    Por ser um iniciante e querer aprender mais do que o mundo me mostra.

  211. Yuri Motta disse:

    Tbm tou nessa!

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  212. raquel pereira disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  213. Sou estudante de Cabala e gostaria de ler este livro A Cabala Draconiana, para ter outras informações e conhecimentos, abrindo minha consciencia . Grata.

  214. Renan Salvi Perina disse:

    Sempre fui interessado em todas as mitologias, mas essa em especial eu tenho que ter.

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  215. Edufa disse:

    Quero ganhar um exemplar do livro: A Cabala Draconiana para desvendar os mistérios das Sephiroth e das Qliphoth!

  216. icultgen disse:

    Os participantes válidos são esses. Infelizmente mais de 40 pessoas sequer sobrenome colocaram ou não colaram a frase da promoção. Boa sorte. Vamos fazer o sorteio.

    1. Camila Barbieri disse: 
24/03/2011 às 4:08 am
    2. Cleonice Barbosa Fiore disse: 
13/04/2011 às 2:52 pm
    3. Dezerrê Rezende disse: 
24/03/2011 às 4:14 am
    4. Gilberto Feltrim disse: 
24/03/2011 às 11:01 am
    5. Anderson Moreira disse: 
24/03/2011 às 11:05 am
    6. Magno Emanuel disse: 
24/03/2011 às 11:06 am
    7. André Bassi disse: 
24/03/2011 às 11:07 am
    8. Filipe Thewes disse: 
24/03/2011 às 11:36 am 


    9. Carla Cavalcante disse: 
24/03/2011 às 11:37 am
    10. Bruno Varela Chaves disse: 
24/03/2011 às 11:39 am
    11. Francisco Mendonça Jr. disse: 
24/03/2011 às 2:40 pm
    12. Wagner Fernandes disse: 
24/03/2011 às 3:04 pm
    13. Eveline Falcão disse: 
24/03/2011 às 6:25 pm
    14. Rodrigo Alexandre Costa disse: 
24/03/2011 às 6:33 pm
    15. Jefferson Alves disse: 
24/03/2011 às 7:33 pm
    16. Francine Oliveira disse: 
25/03/2011 às 12:45 am
    17. Anderson Mascarenhas Maia disse: 
25/03/2011 às 8:53 am
    18. Igor Teo Rodrigues disse: 
25/03/2011 às 10:30 am
    19. André Luis Fauth Junior disse: 
25/03/2011 às 10:32 am
    20. Pablo Cussa disse: 
25/03/2011 às 11:51 am 

    21. Daniel de Araújo Castro disse: 
25/03/2011 às 12:29 pm 

    22. Antonio Lima disse: 
25/03/2011 às 2:41 pm
    23. Luiz Filipi disse: 
25/03/2011 às 4:38 pm
    24. Jade Mariana N. disse: 
25/03/2011 às 6:15 pm
    25. Marcos Rogério Ferraz disse: 
25/03/2011 às 8:16 pm
    26. Wellington Phremach disse: 
25/03/2011 às 11:23 pm
    27. Edson Biondo Júnior disse: 
26/03/2011 às 9:46 pm
    28. Gabriel Constâncio Bellon disse: 
26/03/2011 às 11:42 pm
    29. Gustavo Henrique Cunha Macedo disse: 
26/03/2011 às 11:42 pm 

    30. Christian Gabriel Bernini disse: 
28/03/2011 às 9:53 am
    31. Marco Túlio Pacheco Coelho disse: 
28/03/2011 às 10:36 am
    32. Andre Luis Hoffman disse: 
28/03/2011 às 11:02 am
    33. Isabel Schwartzhaupt disse: 
28/03/2011 às 11:31 am
    34. Erick de Almeida Leoni disse: 
28/03/2011 às 12:00 pm 

    35. João Vitor Bignarde Metzner Grilo disse: 
28/03/2011 às 12:33 pm
    36. Kevin Kelevra disse: 
28/03/2011 às 1:08 pm 
 

    37. James Miranda disse: 
28/03/2011 às 1:43 pm 
 


    38. Luiz Fernando Alvarez disse: 
28/03/2011 às 2:51 pm
    39. Decio C G disse: 
28/03/2011 às 2:53 pm
    40. Rodrigo de Almeida disse: 
28/03/2011 às 3:00 pm
    41. Rodrigo M. Rocha disse: 
28/03/2011 às 4:32 pm 


    42. Cleiton Santana disse: 
28/03/2011 às 8:30 pm
    43. Iury BAS disse: 
28/03/2011 às 9:32 pm 

    44. Bruno Mais disse: 
28/03/2011 às 9:33 pm
    45. jakeline Santana disse: 
28/03/2011 às 9:47 pm
    46. Ozimar Jr disse: 
28/03/2011 às 9:55 pm 
 


    47. Randell Tiego disse: 
28/03/2011 às 11:33 pm 


    48. Renan Sobroza disse: 
29/03/2011 às 7:00 am
    49. Ricardo Oliveira disse: 
29/03/2011 às 12:22 pm
    50. Caio Leiz disse: 
29/03/2011 às 12:45 pm
    51. Rafael Ferreira disse: 
29/03/2011 às 2:52 pm
    52. Lucas Duque disse: 
29/03/2011 às 2:56 pm
    53. Daniele de Andrade Vintecinco disse: 
29/03/2011 às 3:16 pm
    54. Felipe Xavier De Souza disse: 
29/03/2011 às 3:20 pm 

    55. Luiz rodrigues da silva filho disse: 
29/03/2011 às 3:21 pm
    56. Lucas Felinto Nobre Pereira disse: 
29/03/2011 às 3:33 pm
    57. Emanuel J Santos disse: 
29/03/2011 às 4:16 pm
    58. Lucas Barbosa disse: 
29/03/2011 às 4:33 pm
    59. Tiago Simão disse: 
29/03/2011 às 4:53 pm
    60. Vinicius Lira disse: 
29/03/2011 às 6:42 pm
    61. Gil Branco disse: 
29/03/2011 às 8:30 pm 
 


    62. Guilherme Ramos disse: 
30/03/2011 às 1:14 am 

    63. Lucas Gomes disse: 
30/03/2011 às 10:06 pm
    64. Carolina Godinho disse: 
30/03/2011 às 11:54 pm
    65. Adelino Lourenço Neto disse: 
31/03/2011 às 9:37 am
    66. Waliane C. Mendes disse: 
31/03/2011 às 2:08 pm 

    67. Bruno Cesar Dias disse: 
31/03/2011 às 7:45 pm
    68. Guilherme Nakao disse: 
01/04/2011 às 1:11 pm
    69. Ricardo Costa disse: 
01/04/2011 às 2:07 pm 


    70. Leandro Severino disse: 
01/04/2011 às 7:44 pm 

    71. Vinicius S. C. disse: 
01/04/2011 às 10:48 pm
    72. reginaldo giassi disse: 
02/04/2011 às 1:54 am
    73. Rodrigo Menon disse: 
02/04/2011 às 11:58 am
    74. Jacques Menezes disse: 
03/04/2011 às 9:18 pm 

    75. Alex Maia da Silva disse: 
04/04/2011 às 9:15 am
    76. Felipe Augusto disse: 
04/04/2011 às 11:51 am 

    77. wagner vasconcelos disse: 
04/04/2011 às 1:32 pm 
 


    78. Larissa de Melo disse: 
04/04/2011 às 3:38 pm 
 

    79. Eduardo Schmitt de Araujo disse: 
04/04/2011 às 8:45 pm
    80. Israel Francisco disse: 
05/04/2011 às 8:12 am
    81. Lia Grando disse: 
05/04/2011 às 8:52 am
    82. André P. Ribola .’. disse: 
05/04/2011 às 10:55 am 

    83. Jean Viegal disse: 
05/04/2011 às 11:40 am
    84. Sergio Murilo disse: 
05/04/2011 às 9:48 pm 

    85. Klaus Wagner Laurett Véras disse: 
06/04/2011 às 5:11 pm
    86. Luciano Miranda disse: 
06/04/2011 às 9:07 pm 

    87. Carlos Eduardo T. disse: 
07/04/2011 às 10:09 am
    88. REGINALDO NUNES disse: 
07/04/2011 às 10:23 am 

    89. Paula Calixto disse: 
07/04/2011 às 10:30 am 
 


    90. Adir Kuhn disse: 
07/04/2011 às 10:44 am
    91. Andreia Carla disse: 
07/04/2011 às 11:25 am
    92. Daniel Ferreira disse: 
07/04/2011 às 11:40 am
    93. SARAH SAMPAIO IZABEL disse: 
07/04/2011 às 11:55 am
    94. Ezio José da Rocha disse: 
07/04/2011 às 1:31 pm
    95. Edelcio Luiz de Oliveira disse: 
07/04/2011 às 2:36 pm
    96. Paulo Eugênio dos Santos disse: 
07/04/2011 às 2:51 pm
    97. Robson da Costa Silva disse: 
07/04/2011 às 3:15 pm
    98. Odir Fontoura disse: 
07/04/2011 às 3:53 pm
    99. Bruno Grenge disse: 
07/04/2011 às 5:54 pm
    100. Valéria Chagas disse: 
07/04/2011 às 6:24 pm
    101. Leon Lima disse: 
07/04/2011 às 8:49 pm
    102. Halley Mendes Cunha disse: 
07/04/2011 às 10:04 pm
    103. MARCO AURELIO L. DINIZ disse: 
07/04/2011 às 10:54 pm
    104. Luiz Teixeira disse: 
08/04/2011 às 12:58 am
    105. Paulo Mathias disse: 
08/04/2011 às 9:13 am
    106. Carlos Eduardo Martins de Oliveira disse: 
08/04/2011 às 9:32 am
    107. Vanessa Xavier disse: 
08/04/2011 às 9:46 am 
 

    108. Andreia Carla disse: 
08/04/2011 às 11:28 am
    109. Marileda Gonçalves disse: 
08/04/2011 às 11:51 am
    110. Paulo Pereira disse: 
08/04/2011 às 1:21 pm
    111. Douglas ASL Ferreira disse: 
08/04/2011 às 1:34 pm
    112. Aislan Machado disse: 
08/04/2011 às 8:23 pm
    113. Willian Carlo Silva disse: 
08/04/2011 às 8:39 pm
    114. Beth Rinzetti disse: 
09/04/2011 às 9:58 am
    115. Maria da Graça Mac-Ginity disse: 
09/04/2011 às 10:14 am
    116. Rafael Cruz disse: 
10/04/2011 às 11:46 am
    117. Eduardo Langer disse: 
10/04/2011 às 11:50 am
    118. Thyago Ribeiro disse: 
10/04/2011 às 5:39 pm
    119. Tiago Ribeiro disse: 
10/04/2011 às 6:02 pm
    120. Adriana Motta disse: 
10/04/2011 às 7:46 pm
    121. Célia Ribeiro Sparremberger disse: 
10/04/2011 às 8:16 pm
    122. Aoi Kuwan disse: 
11/04/2011 às 10:30 am
    123. Sandra Vargas Polastre disse: 
11/04/2011 às 12:46 pm
    124. Eduardo Henrique Smaniotto disse: 
11/04/2011 às 4:50 pm
    125. Ariel Leonardo Alencar Leitão disse: 
13/04/2011 às 11:10 pm
    126. Carlos Eduardo Carvalho disse: 
13/04/2011 às 11:13 pm
    127. Patricia Lucio Cabral disse: 
14/04/2011 às 10:44 am
    128. Revdo. Lugus Heraios V. D. Brigante disse: 
14/04/2011 às 5:41 pm
    129. Ricardo Skubs disse: 
14/04/2011 às 6:58 pm
    130. Carlos Luiz Soares disse: 
14/04/2011 às 7:45 pm
    131. João Vitor Milanezi disse: 
14/04/2011 às 9:17 pm
    132. Cristina Ribeiro disse: 
15/04/2011 às 12:15 am
    133. Flavio Carvalho disse: 
15/04/2011 às 5:08 pm
    134. Gizelda Rovere Santos disse: 
15/04/2011 às 10:45 pm
    135. Arthur Nox disse: 
16/04/2011 às 9:45 pm
    136. Aline Mota Maciel disse: 
17/04/2011 às 10:25 pm
    137. Heron Silva disse: 
18/04/2011 às 11:30 am
    138. Gabriel de Souza disse: 
18/04/2011 às 3:29 pm
    139. Jansen Barbosa disse: 
19/04/2011 às 5:19 pm
    140. Rondnelly Nunes disse: 
20/04/2011 às 6:31 am
    141. Rodrigo L. Tonin disse: 
20/04/2011 às 1:58 pm
    142. Yuri Motta disse: 
21/04/2011 às 12:36 am
    143. Raquel pereira disse: 
21/04/2011 às 12:36 am
    144. Renan Salvi Perina disse: 24/04/2011 às 5:24 pm

  217. Israel disse:

    eu quero

Comente também :-) aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s